Estereótipos no ensino de Biologia: Um estudo sob a perspectiva de gênero na regulação hormonal esteroidal nos sistemas reprodutivos
Palavras-chave:
Biologia, Sexo, Gênero, Estereótipos, Hormônios EsteróidesResumo
Esta pesquisa buscou investigar os estereótipos de gênero no conteúdo da regulação endócrina dos hormônios esteróides no ensino médio. Para isso, foi realizada uma análise na perspectiva de gênero por meio de uma metodologia qualitativa, em livros didáticos escolares, documentos curriculares, percepções dos alunos e de um professor. Os resultados permitem demonstrar a presença de estereótipos de gênero enraizados no conteúdo, como um ensinamento a partir do binário, posicionamento da mulher como único sujeito menstruante e invisibilidade do estudo hormonal na dissensão sexual. Desta forma, é possível concluir que no ensino da regulação endócrina das hormonas esteróides persistem estereótipos de género, que respondem à própria cultura heteronormativa em que vivemos e a uma visão reducionista da Biologia, pelo que consideramos necessário repensar a forma como estes conteúdos científicos são ensinados e propor novas estratégias para a educação científica numa perspetiva de género, que responda às necessidades dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Catalina Paulette Müller Valdivia, Johanna Camacho González

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.