Diagnosticar para promover o ensino de ciências na pré-escola e no ensino fundamental: uma experiência a partir da prática profissional
Palavras-chave:
Diagnóstico da Aprendizagem, Estudos Sociodemográficos, Ensino, Unidades DidáticasResumo
Este artigo apresenta a sistematização de experiências de inovação no ensino de ciências para a pré-escola e o ensino fundamental; produto das transformações curriculares das práticas pedagógicas e educacionais dos cursos de graduação na Colômbia a partir da resolução 18.583 de 2017. Que defende reconhecer, contextualizar, compreender, projetar e transformar ambientes educacionais, com o objetivo de tornar a sala de aula um cenário de experimentação, inovação e investigação, essencial para compreender e intervir nos múltiplos contextos socioculturais e populacionais do país. Uma metodologia fundamentada foi utilizada para explicar como, quando e por que as inovações educacionais funcionam na prática. Este foi desenvolvido em três etapas: diagnóstico, intervenção e avaliação e ajustes. Os resultados obtidos foram favoráveis, pois consideram como as crianças vivem, pensam, conhecem e percebem seu ambiente; Faz com que abordem o conhecimento científico de uma forma diferente, com uma componente motivacional diferente, e este torna-se o motor de qualquer ação humana, uma vez que garante novos e melhores desenvolvimentos nas atividades escolares para um aperfeiçoamento diferenciado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Andrea Aristizabal Fuquene, Karen Patricia Agudelo Arteaga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.